| 03/04/2002 23h01min
Quando o vice-prefeito João Verle assumir a prefeitura de Porto Alegre no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta-feira, em cerimônia prevista para as 14h30min, a oposição estará fazendo um ato público na Esquina Democrática em protesto contra a renúncia de Tarso Genro aos 15 meses de mandato. Com painéis e máscaras do personagem de histórias infantis Pinóquio, vereadores e deputados do PDT, PTB e PPS lembrarão que Tarso prometeu "de maneira peremptória" permanecer na prefeitura por quatro anos.
Indicado pelo PT para concorrer à sucessão do governador Olívio Dutra, Tarso enviou nesta quarta, às 15h, sua carta de renúncia ao presidente da Câmara, vereador José Fortunati (PDT). A carta foi entregue pelo procurador-geral do município, Rogério Favreto. De acordo com o documento, lido no plenário por Fortunati, o prefeito deixa o cargo às 12h desta quinta-feira. Ao final da campanha eleitoral de 2000, questionado por adversários em debates, Tarso havia negado a intenção de concorrer ao governo do Estado este ano.
Antecipada em um dia, a renúncia de Tarso pegou a oposição de surpresa. Até a noite dessa quarta, apenas os outdoors haviam ficado prontos. As máscaras e o boneco de Pinóquio que foram encomendados teriam de ser confeccionados durante a madrugada desta quinta. O personagem deve se transformar em mascote da oposição durante a campanha deste ano.
– Chamamos a atenção dos porto-alegrenses para a ambição do líder petista, que não teria pudor em usar o cargo como trampolim para disputar o governo do Estado. Os eleitores lembrarão que deram seu voto de confiança e entregaram as chaves de sua cidade a um homem que não soube honrar nem suas promessas eleitorais, nem os compromissos anunciados quando assumiu – disse ontem o deputado estadual Cézar Busatto, líder partidário do PPS na Assembléia Legislativa.
O vereador Nereu D'Ávila, presidente do diretório metropolitano do PDT, disse que Tarso também será cobrado pelas promessas feitas no início do mandato, quando anunciou um pacote de mais de 30 medidas, algumas a serem cumpridas a curto prazo.
– Em janeiro de 2001, Tarso prometeu que todas as crianças de rua seriam abrigadas em albergues até o final do ano. Do estudo sobre a viabilidade do metrô, não se ouviu mais nada. Ele só falou nas prévias – disse Nereu.
Tarso anunciou, para as 11h desta quinta, uma entrevista coletiva na qual fará um balanço das realizações do primeiro ano de mandato. Na ocasião, deverá prestar contas da situação atual das medidas prometidas. A festa da posse do novo prefeito será realizada no pátio externo da Usina do Gasômetro, a partir das 18h. Devem comparecer o governador Olívio Dutra e o vice-governador Miguel Rossetto, além de Tarso, já na condição de ex-prefeito.
DULCI EMERIMGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.